PEC: As melhores evidências no tratamento da incontinência urinária de esforço e a situação do uso dos slings no Brasil e no mundo
Na noite desta quinta-feira (05/12), a Socego reuniu médicos ginecologistas na última PEC (Programa de Educação Continuada) do ano de 2019. Nesta edição, foi abordado o seguinte tema: As melhores evidências no tratamento da incontinência urinária de esforço e a situação do uso dos slings no Brasil e no mundo, ministrado pelo prof. Luiz Gustavo Brito (UNICAMP), que destaca a relevância desse programa. “Vim à Fortaleza para falar de algo muito importante, junto a Socego (Sociedade Cearense de Ginecologia), no Programa de Educação Continuada, esse programa é super importante, onde a Socego se preocupa com seus associados trazendo assuntos que são interessantes, atuais e necessários na discussão e no embasamento científico dos ginecologistas, principalmente os ginecologistas gerais”, ressalta o professor.
Conforme a coordenadora do evento, Dra. Andreisa Bilhar, a educação permanente é um alicerce prioritário na abordagem, na conduta, na evolução do médico com a sociedade e no seu atendimento com o paciente. “As PEC’s são o programa de educação continuada, a sociedade entende que a educação permanente é um alicece prioritário na abordagem, na conduta, na evolução do médico com a sociedade e no seu atendimento com o paciente. A gente acredita que a educação ela vem trazendo todas as atualizações que a medicina e a área da saúde nos propicia nos últimos anos”, afirma.
Opinião Socego
A Dra. Rebeca Matos, que é residente de ginecologia e obstetrícia e associada da Socego, comenta sobre o tema.
“Nesta PEC, nós tivemos um tema muito rico, discussão sobre incontinência urinária e o uso dos slings no Brasil e no mundo. Foi um tema muito importante, porque é uma condição muito prevalente em muitas mulheres. Quero agradecer a Socego por esse convite e por proporcionar esse momento de discussão e atualizações”, opina.
Karinne Azin, é ginecologista e trabalha na área de cirurgia ginecológica e uroginecologia, ela destaca a importância de conteúdos assim.
“Esse programa de educação continuada da Socego é superimportante, geralmente trazem nomes da ginecologia, como nesta edição com o Luiz Gustavo, que trabalha muito com essa área da ginecologia e tem muita experiência com uroginecologia. Hoje, a gente viu a importância dos slings e do tratamento de incontinência urinária mundo e qual é a situação dos slings, do uso de tela no mundo, e é importante porque é um assunto do dia a dia na nossa especialidade, já que grande parte das pacientes sofrem com essa patologia, e, hoje, a gente vem tendo mudanças no tratamento. Então é importante para a gente se atualizar em relação a isso”, evidencia.
Esse encontro possibilitou bastante diálogo e troca de experiências!