Novembro Roxo: Campanha dedicada à realização de ações para a diminuição da prematuridade
Com o intuito de conscientização para os problemas da Prematuridade, o mês de novembro também foi designado para a campanha Novembro Roxo, dedicada à realização de ações para a diminuição da prematuridade.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade (nascimento antes de 37 semanas de gestação), é a primeira causa de mortalidade infantil em todo o mundo. No Brasil ocorre aproximadamente 300 mil nascimentos prematuros todos os anos. Para controlar e reduzir os índices de prematuridade são essenciais medidas de saúde pública, dentre elas o pré-natal adequado. Um acompanhamento minucioso da gestação identifica riscos, ajuda a controlar doenças comuns na gestação, como hipertensão arterial, diabetes e infecção urinária, muitas vezes responsáveis pelo desencadeamento do parto prematuro.
Além das medidas de prevenção, é extremamente importante disponibilizar um atendimento adequado para esses bebês. Isso exige estrutura hospitalar, equipe médica, enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia, garantindo um desenvolvimento adequado e tratamento de doenças associadas a prematuridade.
A Socego acredita que ainda há muito a ser feito pela prematuridade no Brasil. Por isso abraçamos essa causa! 💜