Dia Nacional de Combate ao Câncer
A fim de conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas de prevenção contra o câncer, o Ministério da Saúde, por meio da portaria GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ter sido evitadas, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos mais saudáveis.
Nesta data também é celebrado o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, pelo diagnóstico tardio da doença.
Por isso enfatizamos a necessidade de mobilização contra o câncer de mama, orientando, incentivando, visando a redução dos índices de mortalidade em razão da doença. É muito importante fazer exames preventivos anualmente, Câncer de Mama tem cura, previna-se.
O diagnóstico precoce salva vidas!