Carta Aberta da Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego)
Fortaleza, 19 de abril de 2020
Carta Aberta da Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego) em apoio ao Governador Camilo Santana, ao Secretário de Saúde do Estado do Ceará, Dr. Carlos Roberto, Cabeto, aos/as profissionais de saúde e cidadãos/cidadãs de compromisso com a vida.
A Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego) manifesta apoio ao Governador Camilo Santana, ao Secretário de Saúde do Estado do Ceará, Dr. Carlos Roberto ,Cabeto e a sua equipe, e a todos/as os/as profissionais da saúde e cidadãos/ãs que, neste momento gravíssimo, empenham o melhor do seu talento, e o máximo de sua coragem, para combater a proliferação do novo coronavírus, e da doença por ele causada, a Covid-19, que já vitimou mais de 130 cearenses.
A Socego expressa seu apoio aos cuidados tomados pela administração estadual, como os decretos estabelecendo distanciamento social, que precisam inclusive, com urgência, serem seguidos de forma mais rígida, com maior fiscalização, mas também com maior respeito do nosso povo às medidas necessárias neste momento.
Como amplamente demonstrado pelos números auferidos no Brasil e em inúmeros países, e de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e de especialistas brasileiros e estrangeiros, o distanciamento social é a única forma concreta de retardar a proliferação do vírus e minimizar o impacto da nova doença sobre o sistema de saúde. Cumpre destacar que o Brasil vem adotando a modalidade mais branda de distanciamento social, menos rigorosa que a quarentena e a supressão social, à qual vários países estão recorrendo, em prol de suas populações.
Em um momento em que Fortaleza já alcançou a ocupação de 100% dos leitos de UTI e em que, apesar dos esforços do governo, a compra de respiradores/ventiladores, essenciais à abertura de novos leitos, ainda se reveste de muita demora e incerteza, dada a imensa concorrência no mercado internacional, desobedecer a orientação de distanciamento social é condenar à morte muito mais cearenses. É multiplicar o número de vítimas, inclusive fatais, da Covid-19 em nosso Estado. É ignorar que a vida é o bem maior e absoluto a ser preservado.
Neste instante em que a humanidade enfrenta um desafio sem precedentes, com profundas e definitivas mudanças em nosso tecido social, o Poder Público tem a missão de oferecer à população as condições concretas para que todos que não trabalham em atividades absolutamente essenciais possam ficar em casa e continuar tendo meios para alimentar a si e a seus familiares.
A Socego cumprimenta os gestores estaduais e os colegas profissionais de saúde pela coragem, assim como parabeniza a todos os cidadãos e cidadãs que vêm cumprindo seu papel na defesa da vida e nas inúmeras ações de solidariedade e amparo a quem mais precisa. A vida de todos nós depende da consciência de cada um. Não há outro caminho a seguir, que não o do respeito à mais básica prerrogativa do ser humano: o direito à vida.
A Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego)
Gestão 2017/2020