A Socego acredita que o cuidado com a saúde da mulher começa com a prevenção!
O dia 28 de Maio é de extrema importância para as mulheres. A data marca duas lutas para a saúde feminina, o Dia Internacional da Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna. Ambas têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.
A primeira causa visa lembrar que as mulheres são mais acometidas pelas doenças hormonais e ginecológicas, por isso a atenção periódica às consultas médicas e seus devidos tratamentos são fundamentais para manter a boa saúde. As mulheres já são maioria no Brasil. Segundo o último censo do IBGE, elas representam 51% da população brasileira. Com o aumento da expectativa de vida, é ainda mais importante prestar atenção à saúde nas diferentes fases da vida. Por isso, é fundamental manter os exames preventivos sempre em dia.
Já a segunda causa, a da mortalidade materna, tem por objetivo lembrar que este é um importante indicador da qualidade de saúde ofertada para as pessoas. É também fortemente influenciada pelas condições socioeconômicas da população. Em média, 40% a 50% das causas da morte materna podem ser consideradas evitáveis. O atraso na chegada ao serviço de saúde e no tratamento adequado, está entre as principais causas das altas taxas de mortalidade materna ainda presentes na maior parte dos estados brasileiros.
A morte materna é o óbito de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela. Não é considerada morte materna a que é provocada por fatores acidentais ou incidentais. Hipertensão, hemorragia, as infecções puerperais, as doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto e puerpério e o aborto são as cinco principais causas de morte materna.
A Socego acredita que o cuidado com a saúde da mulher começa com a prevenção!